quarta-feira, 11 de março de 2009

Como nasceu....

A Escola União Humanitária funcionava com duas professoras, Aparecida D’Emery e Lindóia, com mais ou menos 70 alunos.
No início do ano seguinte, Aparecida D’Emery que era responsável pela escola, matriculou os alunos que chegavam à procura de vagas, assim formou mais duas turmas. Rejane Leão e Nadja foram indicadas, na época o Secretário do Prefeito Manoel Paulino dos Santos era o Sr. Milton D’Emery, esposo da prof.ª Aparecida.
Os dois conseguiram com o governador Sr. Nilo Coelho a nomeação das professoras, assim sendo a Escola União Humanitária passou a funcionar com quatro professoras e passou a ser intitulada de Escolas Reunidas União Humanitária.
No ano seguinte a União Humanitária mudou de presidente, este não quis mais a escola funcionando no prédio.
Na época o prefeito era o Sr. Milton D’Emery que alugou o prédio onde funcionava o depósito dos Biscoitos Confiança, onde a escola passou a funcionar com o nome de Escolas Reunidas Jaime de Castro Montenegro.
O Sr. Prefeito Milton D’Emery partiu para a construção de um prédio para a escola se fixar; dirigiu-se ao Governador da época, Eraldo Gueiros Leite, ao voltar para Palmares preparou a documentação de doação de um terreno; a Câmara Municipal aprovou.
Seguindo os documentos para Recife, o governador em comum acordo aprovou e viabilizou a verba.
Eraldo Gueiros sugeriu ao Sr. Milton D’Emery que colocasse o nome da escola de Pedro Afonso de Medeiros que era seu amigo de infância, dizendo que aquela era a oportunidade de homenagear um grande amigo.
A escola funcionava com a diretora, Aparecida D’Emery; um vigia, o Sr. Geraldo e uma merendeira.
O serviço geral era feito por nós professoras e alunos colaboradores.
Na fase de acabamento o prefeito era Jader Carlos; ao concluir os alunos foram transferidos para a escola antes da inauguração, ou seja, em fevereiro de 1974 e a inauguração ocorreu em 7 de junho de 1974.
No mesmo ano de início só funcionava o curso primário; em 1975 começou de 5ª série em diante.

Depoimento da professora Maria Aparecida de Araújo D’Emery.

2 comentários:

  1. Ola boa tarde meu nome é Auta Julia Oliveira de Mendonça fui aluna desta escola no ano de 1979, por favor entrar em contato pois é urgente meu email é morenanut@hotmail.com obrigado Auta

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Caso tenha algum assunto urgente a resolver na escola, entre em contato pelo fone 81 3662 7021

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin