quarta-feira, 11 de março de 2009

Nossa História

Palmares já existia antes do século XVII. A partir de então, com a formação do quilombo, tomou impulso, fama e ganhou o nome que hoje tem, batizado que foi pelos negros, que chamavam seus habitantes de palmarinos. Não sabemos como era denominada a região dos palmares antes dos negros, num território de 260 quilômetros de extensão por 132 de largura, em faixa paralela à costa, onde se distribuíam cerca de 50 mil habitantes, cuja faixa territorial situava-se entre o Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e a parte norte do curso inferior do Rio São Francisco, no estado de Alagoas.

De 1848 a 1873 Palmares é denominado POVOADO DOS MONTES porque as terras pertenciam à família Montes, TROMBETAS devido à lenda de que um soldado teria perdido uma trombeta durante uma passagem pelo local, POVOADO DO UNA em homenagem ao rio que banha a região e, finalmente, PALMARES, triunfando assim a denominação dos negros, por força da abundância de palmeiras que vicejavam na região, principalmente babaçu, carnaúba, pindoba, ouricuri e dendê.

Em 13 de maio de 1862 é criada a Comarca dos Palmares, por força da Lei Provincial nº 520.

Em 1868 Palmares é elevado à categoria de Distrito, por força da Lei Provincial nº 844, de 28 de setembro.

Em 1873, por força da Lei Provincial n° 1083, de 24 de maio, é criado o município autônomo, que tomou o nome de Município dos Palmares.

9 de junho de 1879 – Palmares emancipa-se do município de Água Preta, por força da Lei Provincial n° 1458, adquirindo foros de cidade.

1895 – nasce em Canhotinho – PE, o futuro advogado Pedro Afonso De Medeiros, um dos forjadores do progresso de Palmares e patrono da nossa Escola.

1926 – Dr. Pedro Afonso de Medeiros é eleito Prefeito de Palmares.

1930 – Dr. Pedro Afonso de Medeiros inaugura o edifício do Fórum, na Praça Maurity.

1939 – Dr. Pedro Afonso de Medeiros, então prefeito, inicia a construção do Hospital Regional dos Palmares, Na Avenida Luiz de França.

A 2 de agosto de 1942, o prefeito Dr. Pedro Afonso de Medeiros inaugura o Hospital Regional dos Palmares.

1956 – É criado o Setor da CNEC, em reunião no antigo Clube Literário, hoje Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto, sob a presidência do Professor Geraldo Majella, da administração estadual desse Órgão Educacional, sendo designado Presidente do Setor Palmares o Dr. Pedro Afonso de Medeiros.

1963 – Nos termos do Ato n/ 306, de 3 de outubro, é oficializado o Hino Municipal dos Palmares, com letra do poeta palmarense Milton Barbosa Souto e música de Nehemias Galdino de Araújo e Edson Carlos Rodrigues.

1964 – É criado o Núcleo de Supervisão Pedagógica da Zona do Una e Piranji, órgão vinculado ao Departamento de Educação o Estado de Pernambuco, tendo como primeira diretora a professora Bernadete de Oliveira Matos. Mais tarde transformado em Departamento Regional de Educação (DERE) e atualmente Gerência Regional de Educação (GRE).

1972 – É fundada a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL. Atualmente oferecendo Licenciatura Plena em Letras, Biologia, Matemática, História, Geografia e Química, além de Especialização nas mesmas áreas.

7 de junho de 1974 – É fundada a Escola de 1° Grau Dr. Pedro Afonso de Medeiros, da Rede Estadual de Ensino, pelo então Governador de Pernambuco, Dr. Eraldo Gueiros Leite, na gestão do Prefeito Jader Carlos da Silva.
A primeira Diretora da escola foi a professora Maria Aparecida de Araújo D’Emery.

1979 – Sob a gestão do Prefeito Antônio de Almeida Melo, é comemorado o 1° Centenário da Emancipação do Município dos Palmares, e como parte desta comemoração, o Secretário de Educação do Município, Professor Douglas Miranda Marques, através da Secretaria Municipal de Educação, lança em discos Rozemblit, a gravação do Hino Municipal dos Palmares e do Hino da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição dos Montes, com letra e música do Bispo Diocesano D. Acácio Rodrigues Alves.


Estes são alguns fatos relevantes do nosso município.

3 comentários:

  1. seria possível,eu consegui um declaraçao escolar,urgente pra mim apresentar em uma empresa para qui eu possa trabalhar nela.fico agradecido meu E-mail;é val_s321@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. meu nome é edvaldo josé dos santos,estudei ai entre os anos 87/88 e eu naum tenho o historico de escola alguem pode mim ajudar diretor ou secretaria? sou de sao jose dos campos,sao paulo.obrigado gente

    ResponderExcluir
  3. Prezados alunos,

    Para conseguir uma declaração ou histórico é necessário informar alguns dados importantes:
    - último ano em que frequentou a escola
    - curso, série e, se possível, turma
    - Nome completo do aluno e dos pais
    Entrem em contato com algum parente ou amigo que resida em Palmares ou em cidade próxima e solicitem ao mesmo que procure a secretaria do EPAM munido das informações acima.

    A escola está funcionando provisoriamente no prédio da FAMASUL

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin