terça-feira, 17 de novembro de 2009

I Mostra Pedagógica da Rede Estadual

Nesta terça-feira (17) acontece a I Mostra de Experiências Pedagógicas Bem Sucedidas na Escola Pública de Pernambuco. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (SE), acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, e será aberto às 9h com a presença do secretário de Educação Danilo Cabral.

Com o tema a “Escola Construção do Conhecimento e da Cultura”, a I Mostra conta com duas categorias: pôster e comunicação oral. A primeira estará disponível durante todo o dia e vai abranger diversas abordagens educativas. A segunda vai estar subdividida em quatro temas (História, Cultura e Artes; Literatura, Linguagens e Códigos; Cidadania e Direitos Humanos e Tecnologia e Meio Ambiente) e terá apresentações programadas em horários específicos entre 10h e 13h e 14h e 17h, além de espaço para debates.

Nossa escola participa com dois trabalhos, o primeiro, na categoria pôster, será apresentado pelo professor Arantes; e o segundo, na categoria comunicação oral, apresentado pela professora Ana Flávia Couto.

Leia os resumos:

 

NASCIMENTO, Arantes Gomes do – Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros – GRE Mata Sul
Título: Dominando a acentuação gráfica
A pesquisa avaliou o rendimento da aprendizagem dos estudantes das séries 5ª A e B; 6ª A e 7ª A, do Ensino Fundamental, turno da manhã, na Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, no segundo semestre de 2007, nos meses de setembro a dezembro, totalizando uma carga horária de 22 horas, em dez dias de efetivo trabalho escolar, que tiveram como subsídio no processo de ensino-aprendizagem o instrumento pedagógico: Dominando a Acentuação Gráfica. Para o professor de hoje, que trabalha na Educação Básica, ensinar regras de forma prazerosa não é uma tarefa tão simples, principalmente quando se refere ao ensino de Língua Materna. Além disso, as metodologias tradicionais pouco facilitam a aquisição da aprendizagem. Mas, como estudar acentuação gráfica com um dominó? Para alguns estudiosos do assunto, o jogo é considerado como um espaço aberto a experiências de aprendizagem, de interação, de sociabilidade, de interpretação e representação de mundo, de criação e construção de significados, além de ser um recurso que oferece situações significativas aos participantes e promove ação, participação e desafios. O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificante e atraente, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. O professor é mediador. Possibilita a aprendizagem de maneira mais criativa e social possível. Objetiva com isso utilizar o brinquedo educativo, “Dominando”, como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, estimulando, prazerosamente, a leitura e a escrita de textos, através do lúdico, guiada pelas Inteligências Múltiplas. Tem duas fases distintas: Qualitativa e Quantitativa e está fundamentada nos Quatro Pilares da Educação. Na primeira fase, com o jogo, o aprendiz age cognitivamente durante cada partida, articulando saberes para “dominar” as jogadas e vencer a partida, desenvolvendo as três habilidades: Lógico-matemática, Linguística e Espacial. Na outra, ele responde a um exercício avaliativo, contendo dez questões, contemplando a competência linguística, de duas maneiras. Em uma, faz inferências no texto a partir da leitura para calcular a ideia global, na outra, descontextualiza palavras para identificar a sílaba tônica até chegar às Regras de Acentuação Gráfica. Dos 127 estudantes que fizeram a prova, 67 entenderam o conteúdo, tirando uma nota igual ou superior a 5. Desses, 73% estavam fora da faixa etária para a série que cursavam. E as melhores notas alcançadas - 7 para 5ª “A” e “B” e 8 para 6ª “A” e 7ª  “A” (70%) - foram conquistadas por aqueles residentes em área rural. Assim, abrimos mais uma lacuna de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, pois é possível aprender regras, em Língua Materna, de forma prazerosa. Basta ao professor usar de uma fundamentação teórica adequada ao  contexto educacional atual para não cair mais no “erro” e na “ilusão” do passado, aplicando uma metodologia inovadora cujo principal objetivo seja a aprendizagem. Com efeito, o jogo “Dominando” é a intersecção entre o conteúdo e o estudante. Conduz, prazerosamente, o primeiro ao segundo.
Palavras-chave: lúdico, inteligências, dominando regras.

COUTO, Ana Flávia – Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros – GRE Mata Sul
Título: Pernambuco do barro e dos sabores
Ao valorizar o acesso à Cultura Pernambucana, oportunizamos aos nossos estudantes o conhecimento de importantes nomes como Ariano Suassuna, com o Movimento Armorial; Mestre Vitalino, com a sua arte do barro; e J. Borges, poeta cordelista. Tem como eixo as seguintes disciplinas: Arte, enquanto linguagem textual e plástica, viabilizando novas alternativas no que diz respeito ao conhecimento de mundo para o público alvo. As disciplinas de Língua Portuguesa é concebida enquanto linguagem textual e oral, promovendo por sua vez a expressividade oral e escrita e Biologia enquanto ciência, voltada para a qualidade vida, relacionada a qualidade de vida e alimentação. Assim, tivemos como objetivo principal maximizar o conhecimento da Cultura Pernambucana promovendo a sensibilidade no olhar e na percepção, no desenvolvimento de habilidades de habilidades fundamentais no ser como pessoa critica e humana. O Projeto é interdisciplinar e foi desenvolvido nas turmas A B e C no Programa Travessia, na Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros, nos meses de agosto e setembro, totalizando 15 dias. Os trabalhos apresentados no Projeto foram desenvolvidos em Oficinas, com leituras de imagens para reconhecimento da arte da xilogravura; apropriação de conhecimento da estrutura do gênero cordel para confecção de livretos sobre o tema em apreciação, pesquisa à internet na sala de informática, entrevista com médica nutricionista, socialização de trabalhos através de seminário e aula-passeio a Bezerros, ao Memorial J. Borges, com palestra explicativa sobre confecção de xilogravura feita pelo mesmo e, em Caruaru, visitação ao Museu Mestre Vitalino, Museu do Barro, Alto do Moura e Feira de Caruaru. Desse modo, este Projeto teve a preocupação em contribuir para o público alvo uma nova visão da Cultura Pernambucana pautados nos princípios que norteiam a relação homem-mundo que pensa na construção coletiva de uma sociedade formada a partir dos valores sociais, culturais, com valorização da Arte, da língua materna e da qualidade de vida pelos hábitos alimentares.
Palavras-chave: cultura, linguagem, conhecimento.

Dominando a Acentuação Gráfica

Um comentário:

  1. Pessoal me ajudem! Estou com planos em ir morar em Palmares proximo ano. Sou formada em Secretariado/UFPE, porém, almejo muito ingressar na área de educação. Já fiz minha pré-matricula aqui em Recife no normal médio (magistério) q voltou a ser 2 anos para quem já tem o 2° grau. Gente, preciso ir para Palmares, mas, certa q farei o magistério aí. Alguém pode me ajudar em saber como faço minha matrícula aí? o que é preciso? Com quem devo falar? Por favor guardem minha vaga!!! Se não serei obrigada a ficar em Recife por mais 2 anos...
    Grata, Rosyane S.R. rosyrecife@hotmail.com fone:84480785

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